CRP MT 18/05997
Transtornos Psicológicos
Que possuem protocolos de tratamento com a TCC
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) caracteriza-se por uma preocupação excessiva e persistente, desproporcional a eventos reais, com duração de pelo menos seis meses. Os sintomas incluem inquietação, fadiga, dores, dificuldade de concentração e distúrbios do sono, podendo afetar o funcionamento social e ocupacional. O tratamento envolve intervenções psicoterápicas e em alguns casos, a administração de medicamentos ansiolíticos.
Saiba mais sobre acessando o artigo científico abaixo:
O Transtorno Depressivo Maior é caracterizado por humor persistentemente deprimido ou perda de interesse nas atividades diárias por um período mínimo de duas semanas. Os sintomas incluem fadiga, sentimentos de culpa ou inutilidade, distúrbios do sono e alterações no apetite, podendo comprometer o funcionamento social e ocupacional. O tratamento envolve a psicoterapia e, quando necessário, o uso de medicamentos antidepressivos.
Saiba mais acessando o artigo científico abaixo:
O Transtorno de Personalidade Borderline é caracterizado por instabilidade emocional, relacionamentos interpessoais intensos e instáveis, e padrões impulsivos de comportamento. Indivíduos com TPB frequentemente apresentam medo de abandono, crises de identidade e dificuldades em regular emoções, levando a reações extremas. O tratamento envolve psicoterapia de longa duração, com destaque para a Terapia Comportamental Dialética (TCD), visando o desenvolvimento de habilidades de regulação emocional e controle de impulsos.
Saiba mais acessando o artigo científico abaixo:
O Transtorno Bipolar é caracterizado por episódios recorrentes de mania ou hipomania alternados com episódios depressivos, causando alterações significativas no humor e no comportamento. Durante os episódios maníacos, pode haver euforia excessiva, hiperatividade e comportamentos impulsivos, enquanto os episódios depressivos são marcados por tristeza profunda, anedonia e fadiga. O tratamento geralmente envolve uma combinação de estabilizadores de humor e psicoterapia, para gerenciar os sintomas e prevenir recaídas.